FEUCA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sem Palavras é o que esta Filha nos deixa.....!

Ir para baixo

Sem Palavras é o que esta Filha nos deixa.....! Empty Sem Palavras é o que esta Filha nos deixa.....!

Mensagem  Admin Qui Jul 24, 2008 3:30 am

Acabei de receber um email de uma filha do meu Terreiro, e simplesmente fiquei "Sem Palavras".
Tudo aquilo que É a Umbanda, escrito, sentido, e participado.

_________________________________

É com iniciativas tais como a da REUCA que se pode desmistificar alguns preconceitos e "mitos" a propósito das religiões Afro-Brasileiras.Nenhuma religião se impõe por si própria, a participação de cada um dos adeptos deve ser pautada por um código de ética adaptado a cada uma das culturas onde vivem e trabalham.Temos ainda a questão da moral. A "Umbanda " é moralista? Na minha modesta opinião a resposta é não!Os Orixás, Pretos Velhos,Caboclos,Ciganos,Baianos,Boiadeiros, etc, não nos questionam sobre qual a nossa opção sexual,´sobre estado civil, sobre o nosso estatuto .. Apenas nos pedem que sejamos amorosos, compassivos e que saibamos perdoar.Ajudam todo e qualquer um que pede ajuda.
Esta é para mim a maior diferença em relação a qualquer outra religião. O adepto sente -se livre , a sua relação com o Divino é personalizada e ao mesmo tempo compartilhada e sentida.Não há intermediários.É uma relação directa . O Babalaorixá, é um "Pai "no sentido mais nobre da palavravra: orienta, aconselha com um amor incondicional,ajuda os seus "filhos" sem impôr nenhum código moral, ,mas tão só o cumprimento dos fundamentos que instituiu para o seu Terreiro . No meu Terreiro esses são: cumprimento de regras de civilidade, respeito pela hierarquia, solidariedade entre os seus membros,mente sã e o mais possível livre de invejas,rancores,ciúmes etc.

Os católicos, por exemplo, acham na sua maioria que eles são os "bons" e os maus são os outros.Os muçulmanos na sua maioria pensam o mesmo e os judeus não fogem á regra. As maiores guerras da humanidade surgiram de conflitos entre estas três religiões. Na Umbanda não se ouve nem se sente qualquer tipo de superioridade em relação a qualquer outra religião. Esta diferença é fundamental. Há uma ligação intrínseca com as forças da natureza em que o adepto se sente um só com o todo . O Deus da Umbanda é um só com o todo: nos, a natureza, o Universo, os desencarnados, os católicos, os muçulmanos,os judeus, os casados,divorciados,solteiros,homossexuais,bissexuais,heterossexuais,homens,mulheres, brancos,ciganos, negros .....enfim todos, independentemente da sua condição, raça ou religião. Todos recebem a ajuda que precisam.
É por isso que escolhi a "Umbanda", escolhi a Umbanda para o meu desesnvolvimento espiritual, para me senmtir bem comigo mesma, porque tenho a ajuda que preciso na justa medida das minhas necessidades. A Umbanda é Holística, tem base no sentimento e não somente na razão. Na Umbanda sente-se o Divino , não somos apenas meros ouvidos e espectadores das verdades transmitidas por alguém ou por um grupo qualquer que se acha detentor da verdade e da razão. Na Umbanda eu "sinto" a verdade no meu corpo, nas minhas células , em todo o meu ser. Na Umbanda, a racionalidade vem depois do sentimento: senti, logo existe. É VERDADE!
Um grande abraço da Ana
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 9
Idade : 62
Localização : Quinta do Conde - Sesimbra - Portugal
Data de inscrição : 07/10/2007

http://www.temploetxaury.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos